Leia após a publicidade

Ivoneide Souto

O e-Social, projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que impacta diretamente na gestão da folha de pagamento dos funcionários e cálculos de FGTS e INSS, pretende eliminar cerca de 15 (quinze) declarações, garantindo modernização e transparência na relação das empresas com o governo e das empresas com seus empregados. O sistema tem como objetivos simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas e previdenciárias em todo país. 

O Giro ES 24 Horas considera o e-Social um tema de interesse da sociedade em geral, porque afeta empresas, empresários e trabalhadores. Para saber mais, entrevistamos a contadora, administradora, palestrante e especialista em implantação de e-Social nas organizações, Cristiana Rocha. Confira a entrevista.

O Giro ES 24 Horas - Com o e-Social, o que muda para as empresas?
Cristiana Rocha O sistema e-Social trará mais organização e cumprimento das leis em vigor. Os empresários já devem se adequar às regras deste sistema, visto que não será mais admissível, por exemplo, a admissão de trabalhadores com data retroativa ou sem exame admissional, pois a transmissão eletrônica deve ser feita antes mesmo do trabalhador iniciar suas atividades, estando o fisco ciente com muita facilidade de eventuais irregularidades por meio do sistema único. 
O Giro ES 24 Horas - Qual prazo as empresas têm para se enquadrar no e-Social? 
Cristiana Rocha As ME/EPP assim enquadradas tiveram o prazo dilatado para 30 de novembro de 2018. Os empresários podem transmitir seus arquivos com calma, até o final de novembro, ao contrário das demais empresas, cujo prazo para enquadramento expirou em 31 de agosto. 
O Giro ES 24h - Para 2019 haverá alguma novidade? 
Cristiana Rocha - A partir de janeiro de 2019, será obrigatório para qualquer tipo de empresa, independentemente do número de Trabalhadores, informar também sobre a saúde e segurança do trabalhador. Será obrigatório para qualquer tipo de empresa, independentemente do número de Trabalhadores, informar também sobre a saúde e segurança do trabalhador, de acordo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, PCMSO; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, e Laudo Técnico de Comissões Ambientais de Trabalho – LTCAT. 
O Giro ES 24 Horas - Como o e-Social beneficia os trabalhadores?
Cristiana Rocha - Em breve, os trabalhadores terão acesso ao seu histórico previdenciário e do FGTS de forma online, além de acompanhar se o empregador está pagando seus direitos em dia. Se não estiver, poderá cobrar dele, terão mais assistência à saúde e segurança no ambiente de trabalho.
O Giro ES 24 Horas - O que o governo ganha com a implantação do e-Social? 
Cristiana Rocha - O e-Social também vai garantir o recebimento de impostos em dia para o governo. O nível de sonegação ainda é alarmante. 

PALESTRA 
Cristiana Rocha vai ministrar a palestra “e-Social – Cenário Atual e Pontos Críticos” e dar dicas para uma implantação de sucesso, no próximo dia 20 de setembro, das 14h às 17h, na Faculdade Multivix, em Serra. O evento é indicado para empresários, contabilistas, administradores, funcionários da área de Departamento Pessoal, Recursos Humanos e demais interessados. O investimento é de R$ 25 mais um brinquedo, cuja arrecadação será revertida para um orfanato do município, no Dia Das Crianças. Inscrições no bit.ly/esocialsolida

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.