Leia após a publicidade

O X Box ajuda a melhorar a postura, a força, o equilíbrio e também a mobilidade

A técnica já é usada em laboratórios de realidade virtual, há 3 anos em Belo Horizonte, MG.
Foto:Divulgação
Entretenimento e terapia juntos para auxiliar na recuperação de pacientes no Hospital Unimed Vitória (HU). A novidade, chamada Reabilitação Virtual, é uma fisioterapia motora realizada com a utilização de videogame X Box. O objetivo é auxiliar, de forma humanizada e lúdica, a reabilitação dos pacientes internados. O HU é o primeiro hospital no Estado a implantar esse recurso.

Entre os benefícios do uso do jogo na reabilitação, está o aumento da adesão aos exercícios de fisioterapia hospitalar por meio da motivação e também o estímulo às atividades cerebrais e motoras de forma divertida, aumentando a capacidade de concentração e equilíbrio.

O método já está sendo utilizado com um paciente cardíaco e os primeiros resultados se mostraram bastante satisfatórios. “No caso desse paciente, avaliamos que o uso do videogame seria positivo. Ele já está há algum tempo internado e percebemos que o jogo poderia ser um estímulo a mais na recuperação. E, até agora, os efeitos têm sido muito bons. Ele já avançou nos jogos e tem sentido os benefícios da terapia”, destaca o fisioterapeuta do HU Juliano Martins Arruda.

A Reabilitação Virtual será utilizada em pacientes com os mais diversos tipos de problemas de saúde, idades variadas, internados nos quartos e também na UTI, após avaliação e recomendação de médicos e de fisioterapeutas. Os jogos utilizados dependem da condição clínica do paciente e dos objetivos a serem alcançados.

O fisioterapeuta assinalou que a Reabilitação Virtual não substitui a fisioterapia tradicional. “É um método complementar, já utilizado em grandes centros do Brasil, que tem mostrado efeitos muito relevantes na recuperação do paciente”, pontuou. Correções da postura e do equilíbrio, aumento da força e da capacidade de locomoção e melhora da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores são algumas das melhoras que podem ser observadas nos pacientes que fazem uso dessa técnica.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.