Leia após a publicidade

Dia Mundial da Osteoporose é celebrado neste sábado (20)



Uma doença que causa o enfraquecimento e a perda da arquitetura óssea, é assintomática, silenciosa e que afeta principalmente mulheres na menopausa e idosos. Essas são as principais características da osteoporose, problema que atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil, de acordo com dados da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF).

Segundo o ortopedista da Unimed Vitória Bernardo Terra, “a doença ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea, tornando o osso frágil, poroso e aumentando o risco de fraturas. Juntamente com a falta de vitamina D, outros fatores também estão associados à osteoporose, como histórico familiar, dieta pobre em cálcio, fumo, ingestão de álcool, sedentarismo e deficiência hormonal”, explica o médico.

Saiba como prevenir:

1.Tratar doenças que ameaçam os ossos: hipotireoidismo, hipertireoidismo e doenças reumáticas como artrite reumatoide, que prejudicam a absorção de cálcio no organismo.

2.Praticar atividade física: exercícios de impacto como a caminhada e a corrida causam estímulo do músculo no osso e consequentemente aumentam a massa óssea. É um dos principais meios de prevenção da osteoporose.

3.Garantir doses de vitamina D: esse nutriente é essencial à absorção de cálcio pelo organismo e, portanto, para a manutenção da massa óssea. Pode ser obtido por meio de alimentos e exposição solar.
4.Manter bons níveis de cálcio: é responsável pelo crescimento, rigidez e estabilidade da massa óssea e principal componente do osso.

5. Não fumar: o cigarro enfraquece as células responsáveis pela formação óssea.

6. Não exagerar no álcool: o álcool prejudica a absorção de cálcio pelo organismo, ou seja, também é responsável pela diminuição da massa óssea.

7.Não deixar o IMC abaixo de 19: pessoas muito magras, com índice de massa corpórea abaixo do ideal, tem ossos mais frágeis, portanto, correm mais riscos.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.