Leia após a publicidade

Grande Vitória continua com risco de chuva forte. Capital capixaba já atingiu a média anual de chuva.

O Espírito Santo foi um dos estados brasileiros que teve chuva mais frequente e volumosa na sexta-feira, 26 de outubro. Em várias horas do dia choveu forte sobre a Grande Vitória e em áreas do centro-norte capixaba.

Na capital, Vitória, a chuva se intensificou de no início da tarde, por volta das 14 horas, e não parou mais. A chuva foi forte entre 19h e 20h e o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 21,0 mm em apenas 1 hora. Neste local de medição, o acumulado entre 20h do dia 25 e 20h de 26 de outubro foi de 71 mm, um pouco mais do que a metade de média para todo o mês de outubro.

No local onde  INMET mede a chuva em Vitória desde 1923, choveu quase 75 mm, do começo do mês até 9 horas de 26/10/18, ou 61% da média de outubro. Comparando com a chuva só da tarde e noite da sexta-feira, dá para ter uma noção de como choveu forte.

Em vários locais da Grande Vitória choveu mais de 70 mm em 24 horas, no período entre 21h do dia 25 e 21h de 26 de outubro, pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Alguns locais : 

-> Serra - Jacaraípe: 97.0

-> Cariacica - Nova Valverde: 95.5 

-> Viana - Jucu: 90.8

-> Aracruz - Coqueiral: 84.1

-> Vitória - Vale do Mulembá: 83.8

-> Cariacica - Maracanã:  73.8

-> Santa Maria de Jetibá - São Luis : 51.1

-> Vila Velha - Guaranhuns: 50.1

-> Domingos Martins -  AC Domingos Martins:
44.6

-> Marechal Floriano - 
Zona Rural: 37.8

-> Fundão - Praia Grande:  35.6;    - São José: 35.0

Mais chuva

Ainda tem previsão de muita chuva para a Grande Vitória e todo o Espírito Santo neste fim de semana, o último de outubro.  As áreas de instabilidade persistem sobre o estado e a chuva continua frequente no sábado e domingo. Mesmo a ocorrência de alguns períodos com sol e sem chuva, o risco de chuva forte e volumosa é alto.

A chuva diminui na terça-feira e dá uma trégua na terça e quarta-feira, 31 de outubro.

Média de chuva anual foi atingida

Com a previsão de mais chuva para o fim de semana, e com chance de chuva volumosa, é possível que Vitória termine outubro de 2018 com chuva dentro da média. No balanço anual, a capital capixaba já atingiu a média! O Instituto Nacional de Meteorologia registrou aproximadamente 1318 mm, de 1 de janeiro até 9h do dia 26 de outubro, sendo que a média anual é de aproximadamente 1319 mm. Choveu acima da média de fevereiro até junho e em agosto.

Vitória e Belém, capital do Pará, são as únicas capitais que já atingiram a média anual de chuva antes de 2018 acabar. 

Fonte: ClimaTempo

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.