Leia após a publicidade

Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória segue neste fim de semana com programação em vários pontos da capital
"A Princesa Gaia" será apresentada na tarde deste domingo (21), no Teatro Carlos Gomes.
Foto: Junior Souza.
Após uma semana de muitas atividades, a 14ª edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) está em ritmo de despedida. Mas enquanto não acaba a diversão estará garantida para toda a família, com peças teatrais que passam por gêneros como drama e comédia, em apresentações gratuitas em vários pontos da capital.

Às 19 horas, será apresentado no Teatro Sônia Cabral o monólogo “Rio da Lua”, inspirado na fala poética de Stela do Patrocínio, interna da instituição psiquiátrica Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Ainda neste sábado (20), o Teatro Carlos Gomes vai abrir as portas às 21 horas para receber a peça “A Lenda do Reino Partido”, que apresenta uma trupe teatral que luta para se manter unida em meio a um reino afundado em crise profunda após uma conspiração que retirou o soberano do poder. Por meio do olhar sobre um local imaginário – que poderia ser a Europa central entre os séculos XIII e XIV – o grupo lança luz sobre a atual crise ética/política brasileira e busca demonstrar como a arte pode enfrentar a barbárie.

Programação – domingo

E a programação seguirá no domingo (21), quando o Festival chegará ao fim. O público poderá conferir, no Teatro Carlos Gomes, às 15h30, “Tretas Religiosas”, uma poesia escrita por Mariana Souza (Anamari) retratando como assunto principal o fim da intolerância religiosa, através do respeito entre todas as religiões e provocando a solidariedade entre as pessoas. Essa poesia foi escrita após um episódio real da autora sobre o tema e adaptada pelo diretor Diego Oliveira e encenada pela atriz Fernanda Casotti. Às 16 horas, o Teatro recebe o espetáculo “A Princesa Gaia”, uma peça lúdica e divertida que conta a estória da Terra quando ela era ainda uma jovem princesa que, de tanto insistir, ganha a permissão de seu pai, o grande Rei Sol para casar-se.

E para encerrar a programação do Fenatevi em grande estilo, a Preqaria Cia de Teatro, de Minas Gerais, vai apresentar o espetáculo “Amor”, às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes. “Amor” é um manifesto contra o medo de amar.

A proposta narrativa faz uma superposição de imagens cênicas e textuais criadas a partir da experiência amorosa dos integrantes do grupo e suas percepções do atual momento social. A discussão do sonho romântico imposto pela sociedade, a incomunicabilidade entre pares, as barreiras amorosas de um homossexual e a maternidade são temas da peça que, de forma despretensiosa, lança mão das linguagens da dança, da máscara, do teatro e da performance para criar um espetáculo contemporâneo.

Todos os espetáculos são gratuitos e os ingressos serão distribuídos na bilheteria dos teatros, uma hora antes do espetáculo.

O Fenatevi

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) está consolidado não somente como um grande evento, mas também por inserir Vitória no calendário cultural do país, tornando nossa cidade um pólo do teatro do Brasil, além de valorizar e fomentar a produção cênica, possibilitando a formação e o intercâmbio cultural.

Nesta edição, a programação contou com 25 apresentações, divididas em espetáculos locais, nacionais e internacionais, que aconteceram nos Teatros Carlos Gomes, Universitário (Ufes), Sesc Glória, Sônia Cabral, Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, no Teatro Estrelas (Espaço Cultural Ratimbum) e também na rua.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.