Leia após a publicidade

A Embaixada dos Estados Unidos divulgou os nomes dos 50 estudantes da rede pública selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2019. Entre eles estão Arthur Araujo Rios Milanez, aluno da Escola Estadual Ceciliano Abel de Almeida, de São Mateus, e Phablo Henrique Vrenna de Sousa, educando da Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo, de Vila Velha.

Durante o Programa, que acontecerá nos Estados Unidos, os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes comunitários, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão planos de ação na área de voluntariado que serão implementados em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

A jornada dos estudantes se iniciará no dia 8 de janeiro de 2019 em Brasília, onde os estudantes terão uma orientação pré-partida e farão os vistos para, então, embarcar para os EUA no dia 11 de janeiro. Durante as três semanas do programa, eles visitarão a capital dos EUA, Washington, além de seguirem em grupos menores para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

O educando Arthur disse que mal consegue acreditar que foi selecionado. “Espero que eu possa enriquecer como ser humano e que eu também possa usar todo o conhecimento adquirido para melhorar ainda mais meu trabalho voluntário, minha comunidade e a minha escola”, disse.

O estudante Phablo declarou que está vivendo um sonho e incentiva outros jovens a seguirem o mesmo caminho. “É difícil de explicar porque a sensação é até difícil de entender. É uma mistura de sentimentos positivos que fazem a gente perceber que tudo é possível e que só depende da gente. Eu acreditei muito nesse sonho”, explicou.

O programa, que este ano comemora 16 anos, é patrocinado pela Missão Diplomática dos EUA e por parceiros privados, e contou com o total de 17.130 inscrições de todo o Brasil, para as 50 vagas disponíveis.

Programa Jovens Embaixadores:

O programa é destinado aos jovens de 15 a 18 anos que cursam o Ensino Médio na rede pública e que são exemplos em suas comunidades, por meio de sua liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. É financiado pelo Governo dos Estados Unidos e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado.

Ele foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde 2003, 467 jovens brasileiros já participaram do programa. Os parceiros nessa iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e, também, as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.