Leia após a publicidade

Produtores rurais de todo o Espírito Santo podem adquirir, a partir desta quinta-feira (1º), as vacinas contra a febre aftosa para imunização de seus rebanhos de bois e búfalos. A segunda etapa da campanha vai até o fim de novembro e a previsão é que cerca de 2 milhões de animais, de todas as idades, sejam imunizados.

Responsável pela organização da campanha, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) alerta que a vacinação é de responsabilidade do produtor e as vacinas devem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas junto ao órgão. Após a compra, é importante seguir as normas de transporte, manutenção, higienização e aplicação para não comprometer a qualidade do produto.

Segundo o médico-veterinário do Idaf Porto Junior, as vacinas devem ser transportadas em isopor de tamanho adequado, com gelo em quantidade suficiente, e conservadas na temperatura correta (de 2°C a 8°C). “Outra recomendação é substituir a agulha a cada dez animais vacinados e limpar seringa e agulhas no início e ao final do procedimento, fervendo-as e guardando-as limpas e secas”, completou.

Comprovação on-line

A comprovação da vacinação é obrigatória e pode ser feita pela internet até 30 de novembro. Essa é a forma mais ágil de validar a imunização, evitando que o produtor precise se deslocar aos escritórios do Idaf. Quem escolher essa opção, e ainda não tiver acesso ao sistema, precisa comparecer previamente ao escritório do Instituto para obter login e senha de acesso.

Os produtores também podem comprovar a vacinação nos escritórios do Instituto até o dia 10 de dezembro.

Últimas campanhas

As duas últimas etapas de vacinação contra a febre aftosa mostram o empenho do Espírito Santo, que resultará na retirada da imunização a partir de 2021. Durante a campanha de novembro de 2017, quando todos os animais precisam ser vacinados, 97% do rebanho capixaba foi imunizado.

Já na primeira etapa deste ano, realizada em maio, 98,74% do rebanho de bovinos e bubalinos com até dois anos de idade foi vacinado.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.