Leia após a publicidade

Artur Xexéo, Daniela Pinheiro, Heródoto Barbeiro, Marcelo Barreto entre outros grandes nomes do Jornalismo brasileiro formam a Comissão Julgadora do V Prêmio Petrobras de Jornalismo 2018.
Foram três meses de trabalho, mais de duas mil reportagens analisadas e 19 jornalistas envolvidos na seleção dos melhores trabalhos inscritos na quinta edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo. Os finalistas serão divulgados nesta quinta-feira (01/11), após criteriosa análise em duas etapas: primeiro na comissão de pré-seleção, formada por 12 integrantes; e, em seguida, na comissão julgadora, com sete membros. Os dois grupos contaram com experientes profissionais da imprensa brasileira. 


Os vencedores de cada categoria foram definidos pela comissão julgadora de forma colegiada e serão revelados no dia 27 de novembro, em cerimônia de premiação no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro.  

A comissão julgadora foi composta pelos profissionais Artur Xexéo, colunista do jornal O Globo, comentarista na GloboNews e na rádio CBN; Daniela Pinheiro, diretora de redação da revista Época; Heródoto Barbeiro, apresentador e editor-chefe do Jornal da Record News; Marcelo Barreto, apresentador do SporTV; Ricardo Beliel, fotógrafo freelancer; Ricardo Gandour, diretor nacional de jornalismo da rede de emissoras de rádio CBN; e Vera Guimarães, repórter especial da Folha de S.Paulo.

Essa comissão avaliou 10 reportagens de cada categoria, selecionadas pela comissão de pré-seleção dentre todos os 2.159 trabalhos inscritos. As melhores fotografias foram selecionadas pelo fotógrafo Alberto Jacob Filho, presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc-Rio). Na categoria Ciência e Tecnologia, a seleção foi feita por Alícia Ivanissevich, editora-executiva da revista Ciência Hoje. A seleção das matérias de Radiojornalismo, estreante desta edição, coube ao jornalista da Rádio Gaúcha Cid Martins. A escolha das 10 melhores da categoria de Cultura coube a Isabel de Luca, ex-editora do "RioShow" e atual diretora editorial do núcleo da Conspiração. As de Telejornalismo foram selecionadas pela apresentadora da TV Brasil Luciana Barreto. Rosenildo Ferreira, titular da coluna online Empreendedorismo Sustentável, avaliou as reportagens inscritas na categoria Sustentabilidade. Sônia Soares, consultora e ex-editora do jornal Brasil Econômico, avaliou as reportagens de Economia. No Esporte, o diretor de redação do JB, Toninho Nascimento, selecionou os melhores trabalhos. 

Os trabalhos inscritos nas categorias regionais foram divididos entre os seguintes jurados: Daniela Arbex, repórter especial do Jornal Tribuna de Minas, responsável pela seleção dos trabalhos inscritos na categoria RJ/MG/ES; Fabiana Moraes, vencedora do Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2014 e professora da UFPE, que avaliou as reportagens da região Nordeste; Gilberto Scofield, chefe de comunicação da Ancine e ex-editor do jornal O Globo, que selecionou as reportagens de SP/Sul; e Ludmila Fróes, chefe de reportagem da Band Rio, responsável pela escolha das melhores do Centro-Oeste e Norte. 

Clique aqui e veja o perfil completo de cada um dos integrantes do júri. 

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.