Leia após a publicidade

Evento será promovido no próximo sábado, dia 8, pelo Instituto Goiamum, na Lagoa de Carapebus. Interessados em participar podem fazer a inscrição online

Trabalhar para a recuperação e preservação do meio ambiente. Este é o objetivo do Instituto Goiamum, que realiza a “Ação Mares”, no próximo dia 8 de dezembro (sábado), de 8h as 13h, na Lagoa de Carapebus, na Serra. O objetivo é promover a limpeza do local, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole, com o recolhimento de todo tipo de resíduos que forem encontrados.
De acordo com o fundador do instituto, o ambientalista Iberê Sassi, estima-se que até 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes e que 99% das aves marinhas terão ingerido algum tipo de plástico. “Impedir que esse triste cenário se concretize está ao nosso alcance. Por isso, contamos também com a participação da comunidade e dos frequentadores das praias na região, que também é destino de muitos turistas, principalmente no verão”, diz.
Os interessados em participar da ação, devem se inscrever pelo site bit.ly/AcaoMares2018. O prazo para o cadastro é até dia 7 de dezembro ou enquanto houver vagas. Os participantes vão receber um kit com camisa para identificação, sacos plásticos, luvas e caneca para hidratação. Além disso, haverá um totem com protetor solar e também toda a infraestrutura com tenda, banheiros e lanches.
Antes de iniciar as atividades, os voluntários serão orientados pela equipe do Instituto Goiamum e especialistas sobre os cuidados durante a coleta. Depois de recolhido, os catadores integrantes da Abrasol, do bairro Planalto Serrano, farão a separação do material e o que não puder ser aproveitado e reciclado pela associação, será destinado à Prefeitura da Serra, que também apoia o evento.
Praticantes de esportes náuticos como canoagem, SUP ou pessoas que possuem outras embarcações, também podem ajudar e participar da “Ação Mares”, que também vai contar com o apoio da Marinha e de salva vidas. A produção do evento é da Liga de Marketing com patrocínio da Arcelor Mittal.

Bons resultados

A Ação Mares é o terceiro evento realizado na região, neste ano. Na primeira ocasião, foram mobilizadas cerca de 250 pessoas e retiradas 8 toneladas de resíduos. O segundo evento teve como foco o recolhimento somente de plásticos. “Os resultados foram positivos e impressionantes. Graças a contribuição da comunidade, pela sua localização e as ações que temos realizado, a praia de balneário de Carapebus está entre as mais limpas da Grande Vitória”, conta.
Fundado há 14 anos, o Instituto Goiamum é uma Organização Não Governamental (ONG) que, além de participar ativamente de ações nos manguezais, com catadores de caranguejo e pescadores, também auxilia nos processos de educação ambiental e de gestão de recursos naturais. A instituição faz parte do mapa da Organização das Nações Unidas (ONU). “Trabalhamos com a mudança de paradigma de forma inclusiva. Até mesmo visando manter o privilégio que temos de ter uma unidade de conservação dentro de uma área urbana”, define o fundador do instituto.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.