Leia após a publicidade

Com o natal e fim de ano chegando já começam os preparativos para reunir a família e comemorar. Com muita festa, o que não pode faltar são as comidas. Tem os pratos temáticos,  como o famoso peru natalino e as sobremesas, como rabanada, chocolate, torta de limão e por aí vai! Aliás, tem muita gente aguardando essas datas para aproveitar para comer muito.

Alimentos que grudam mais facilmente nos dentes
podem representar um perigo.
Alguns cuidados, no entanto, devem ser tomados para que a saúde não seja prejudicada, sobretudo a saúde bucal. De acordo com a dentista Catarina Riva, o excesso de doces pode ser prejudicial à gengiva e aos dentes, especialmente quando não há a devida higienização. Segundo Catarina, esse descuido pode até provocar o aparecimento de cáries.

Existem diversas bactérias na boca que, ao se misturarem com açucares  e restos de alimentos, formam a placa bacteriana. Quando essa placa não é removida pela escovação e uso do fio dental, ela acaba produzindo ácidos que irão corroer as primeiras camadas do dente, o que repetido muitas vezes, irá ocasionar em cáries”, revela a especialista.

Catarina Riva ainda comenta que o perigo está naqueles alimentos que grudam mais facilmente nos dentes, como, por exemplo, bolo e balas de goma. “A quantidade de açúcar não é necessariamente o vilão, mas sim os alimentos que ficam presos entre os dentes e o tempo de intervalo entre uma escovação e outra, porque quanto mais se demora para retirar esses alimentos da boca, mais propenso de ter cáries”, ressalta.

Mas, para ter uma ceia sem neura, a dentista aconselha consumir alimentos açucarados junto com as refeições, porque a produção de saliva aumenta e ajuda a neutralizar a produção de ácidos e retirar as partículas de alimentos na boca. Além disso, é importante limitar os lanches entre as refeições, para que não tenha o risco de ficar algum resquício de comida nos dentes. Beber muita água ajuda a prevenir a cárie, em especial a que possui flúor e, é claro, escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.