Leia após a publicidade

Fortes áreas de instabilidade que avançaram sobre o estado do Espírito Santo ao longo do domingo provocaram pancadas de chuva forte com raios e rajadas de vento em algumas áreas. Nas cidade de Guaçuí, Guarapari e Serra os volumes de chuva atingiram os 47,6mm, 48,1mm e 50,3mm em 6 horas respectivamente, contabilizados entre as 11h da manhã e as 17h40 da tarde do domingo. Ao longo da noite os acumulados registrados pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Cemaden (Centro de Alertas de Monitoramento e Deslizamento) deve atingir valores superiores.  A previsão para as próximas horas é de chuva forte em grande parte do Estado.

Segundo o Climatempo, em razão de fortes áreas de instabilidade associadas com a presença de uma grande e intensa baixa pressão atmosférica sobre a Região Sudeste, o Espírito Santo recebe, nas próximas horas, nuvens carregadas.

Há risco de chuva forte e volumosa sobre todo o estado, incluindo a Grande Vitória. A chuva pode cair forte em pouco tempo e também moderada a forte por várias horas consecutivas. As duas formas de precipitação geram grandes acumulados de água que podem provocar alagamentos nos centros urbanos, transbordamento de rios e córregos.

Há risco de granizo e queda de raios. Rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h podem ocorrer durante a chuva até a madrugada da terça-feira (4).

Na segunda-feira as instabilidades ainda mantém o tempo carregado em praticamente todo o estado. O predomínio será de céu encoberto e com chuva ao longo do dia e períodos de moderada a forte intensidade, a incidência de raios na região é baixa, mas não se descarta a possibilidade de rajadas moderadas de vento.  
 
Vale ressaltar que os altos volumes de chuva podem causar danos generalizados a região, como deslizamentos e alagamentos. 
 
Ao longo da terça-feira as instabilidades se afastam da região, o sol volta a aparecer entre mutias nuvens no Espírito Santo e chove com fraca intensidade ao longo do dia. 

Fonte: Climatempo
Foto: Tempo - ES

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.