Cartela de cores invejável, tonalidades e texturas, aliadas às características adquiridas na própria natureza, como veios e imperfeições, fazem do uso das pedras naturais na arquitetura um aspecto de exclusividade e requinte a cada ambiente projetado.

Além de seu valor estético e durabilidade, a escolha de cada material diz muito sobre a personalidade e estilo de cada cliente. Devido à extensa variedade de pedras naturais disponíveis no mercado – só no Brasil são mais de 1.200 tipos - , é possível agradar desde os clientes que optam por produtos clássicos, aos consumidores modernos, que apostam em pedras coloridas e com texturas e movimentos. Por tudo isso, o uso das rochas na decoração transforma o espaço em uma verdadeira obra de arte, além de conferir beleza e autenticidade inquestionáveis.

Sinônimo de elegância e atemporalidade, as pedras são as estrelas dos cenários, podendo ser aplicadas desde sua forma bruta ou com acabamentos. Suas texturas e colorações também têm o poder de agregar encanto e aconchego a fachadas, pisos, bancadas, mobiliários e peças de decoração.

Veja abaixo cinco motivos para usar as pedras naturais na arquitetura.

1 - UMA ESCOLHA QUE CONTA HISTÓRIA

Seguir modismos na decoração pode virar uma armadilha na hora de decorar ou revestir, já que trocar o visual do apartamento ou escritório não é tão simples como mudar de roupa. Por isso, optar por materiais que são atemporais e menos suscetíveis às tendências pode ser uma boa pedida. As pedras naturais são usadas na decoração desde o Egito Antigo e nunca perderam seu lugar de destaque quando se trata de dar um toque de luxo e beleza ao ambiente.


2 - GALERIA DE ARTE EXCLUSIVA

Não há uma lâmina idêntica a outra. Esse por si só, já é um bom motivo para usar as pedras naturais na decoração e arquitetura. Por serem provenientes da natureza, elas contêm traços, veios e colorações peculiaridades que enriquecem o design e proporcionam exclusividade nos projetos.

Devido a características da natureza brasileira, o país tem rochas de coloração única, com tons amarelados, verde escuros e multicoloridos. A cor também varia conforme a região de extração.


3 - VERSATILIDADE NA DECORAÇÃO

As rochas ornamentais tiveram seus primeiros usos nas pirâmides do Egito Antigo. De lá para cá, passaram a ser utilizadas como revestimentos de fachadas, pisos, paredes, bancadas e tampos de mesa, e hoje podem ser vistas em aplicações pouco convencionais como mobiliários, peças de design, lareira e mesa de brilhar. Por serem sustentáveis, os resíduos das rochas também podem ser utilizados para a criação de novos produtos, como mosaicos, peças decorativas e pisos drenantes.

Os diversos tipos de tratamentos, como polido, levigado, flameado, jateado e apicoado contribuem para a versatilidade do material. Inclusive, a mescla de acabamentos em uma mesma rocha para aplicação em um único espaço tem sido um recurso muito utilizado pelos profissionais e amantes da decoração.


4 – BELEZA QUE ULTRAPASSA GERAÇÕES

A utilização das rochas ornamentais nas construções ultrapassa gerações e assegura vida útil aos empreendimentos. Seu charme e durabilidade podem ser apreciados em cenários e obras icônicas espalhadas pelo mundo inteiro, reafirmando a beleza dos materiais e a história de seu uso. A piscina do Copacabana Palace, o Museu do Amanhã e o maior aeroporto de Dubai são alguns exemplos. A escolha das pedras naturais para locais de grande circulação de pessoas, é a prova de que elas foram feitas para durarem.
 
5 – MANUTENÇÃO SEM ESFORÇO

Além de beleza, durabilidade e versatilidade, as pedras ainda conferem praticidade aos ambientes. Isso porque sua manutenção exige cuidados simples, como a limpeza com água e sabão neutro em pias, balcões, revestimentos e pisos. Para evitar manchas, não coloque o detergente direto no material e nunca utilize produtos abrasivos e com composições químicas agressivas. No mais, é desfrutar de todo o charme e elegância que as pedras naturais proporcionam aos ambientes.

Para conhecer de perto toda essa riqueza e variedade de materiais, visite a Vitoria Stone Fair l Marmomac Latin America 2019, que acontece de 12 a 15 de fevereiro, no Carapina Centro de Eventos, na Serra.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.