Balneários do Espírito Santo recebem o caminhão-cinema do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, com exibições gratuitas ao ar livre
Balneários do Espírito Santo recebem o caminhão-cinema do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Foto da 24ª edição na Praia Costa Azul, em Iriri
Janeiro começou de praias lotadas e muito calor. Mas muitos capixabas e turistas também vão para as praias neste verão para curtir um cinema. É que a partir do dia 19 de janeiro, o caminhão-cinema do 25ª Festival de Cinema de Vitória Itinerante vai percorrer quatro balneários capixabas. O mar vira cenário para uma sala de cinema ao ar livre e gratuita. Na telona, o melhor do cinema nacional para todas as idades com uma história de afeto entre mãe e filho que encantou mais de 20 países chega ao interior do Espírito Santo para arrancar risos e lágrimas da plateia capixaba.
“Benzinho” (2018, 97’, 12 anos), dirigido por Gustavo Pizzi, é o longa-metragem escolhido para circular durante a itinerância do Festival. Com elenco formado por Adriana Esteves, Otávio Müller, Karine Teles (“Que Horas Ela Volta?”) e o ator grego radicado no Espírito Santo Konstantinos Sarris, o filme teve sua estreia oficial no prestigiado Festival de Sundance, nos EUA, e depois passou por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, onde acumulou premiações. No Festival de Gramado, um dos principais do País, levou os prêmios de Melhor Filme pelo júri da crítica e também pelo voto do júri popular, além de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz.
A jornada começa no dia 19 de janeiro em Guarapari, na Praia do Morro, uma das praias mais movimentadas do estado. Logo após a exibição do filme, também tem música com a apresentação do grupo BatuqDellas. Composto por cerca de 40 mulheres, o coletivo traz o clima de carnaval na bateria, em releituras de músicas da MPB e axé.
Na sequência, no dia 26 de janeiro, o festival chega à Pontal do Ipiranga, em Linhares; No dia 02 de fevereiro em Barra do Sahy, em Aracruz; e encerra na Praia de Guriri, em São Mateus, no dia 09 de fevereiro.  As exibições têm início sempre às 19 horas.

Cinema no caminhão

Para levar a magia do cinema às praias, um caminhão se transforma em projetor e garante a qualidade técnica da exibição em som e imagem. E o clima é mesmo de sala de cinema, com direito a telão medindo 8 x 5 metros, cadeiras para a plateia e até o tradicional tapete vermelho. “O Festival de Cinema de Vitória Itinerante tem como um dos principais objetivos contribuir para a formação de público. É uma forma de aproximar o cinema nacional dos moradores e turistas de um jeito democrático e descontraído. A cadeira de praia vira poltrona e a pipoca combina com água de coco! É só chegar, sentar e aproveitar a sessão”, destaca Lucia Caus, diretora do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante.
O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço
25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Filme ‘Benzinho’, de Gustavo Pizzi
19 de janeiro - Praia do Morro, Guarapari
26 de janeiro - Pontal do Ipiranga, Linhares
02 de fevereiro - Barra do Sahy, Aracruz
09 de fevereiro - Praia de Guriri, São Mateus
Horário: a partir das 19 horas
Entrada franca

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.